DIABETES EXIGE ATENÇÃO ESPECIAL AOS OLHOS
Início BlogNotíciasDIABETES EXIGE ATENÇÃO ESPECIAL AOS OLHOS

DIABETES EXIGE ATENÇÃO ESPECIAL AOS OLHOS

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 400 milhões de pessoas sofrem com o problema do Diabetes no mundo hoje, e a expectativa é de que até 2040 o número de afetados esteja próximo dos 642 milhões. Pensando nesse crescimento constante e nas altas taxas de mortalidade decorrentes, a Federação Internacional de Diabetes (IDF), juntamente com a OMS, instituiu em 1991 o dia 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes. O objetivo é alertar a população sobre a necessidade de um olhar mais atento sobre a doença.

Apesar dos vários problemas já conhecidos decorrentes da doença, como os cardiovasculares e renais, o que muitos não sabem é que os olhos podem ser grandes prejudicados pelas altas concentrações de glicose no sangue. As doenças oculares diabéticas incluem um grupo de patologias que pode afetar gravemente a visão e inclusive levar à cegueira, caso não identificados precocemente. 

A retina é o local mais comum e o mais perigoso para as complicações do diabetes. O edema macular diabético, que ocorre na parte principal da retina (a mácula) é responsável pela perda da visão central. Na retina também é possível que ocorram hemorragias e outras alterações, que podem levar ao seu descolamento, evoluindo com perda total da visão.   

Outro problema que também está relacionado com a retina é a hemorragia vítrea. Neste caso vasos novos são formados na superficie da retina, porém eles são frágeis e se rompem com facilidade, provocando hemorragias no gel vítreo que fica no interior do olho.

A catarata vai aparecer mais precocemente nos pacientes diabéticos devido as alterações da glicemia. O glaucoma também pode ser resultado das complicações diabéticas oculares em fases mais tardias.

De acordo com o médico oftalmologista Ernani Garcia, diretor técnico do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF), o exame oftalmológico anual em pacientes com diabetes é de extrema importância. “Muitas vezes, o diabetes está bem avançado e o paciente não percebe, por causa do local em que a retina está acometida”, ele explica. “Esses pacientes podem apresentar retinopatia diabética em fase mais avançada, mas como a parte principal da retina (mácula) não está afetada, eles ainda continuam enxergando bem. Quando o médico vai examiná-los no consultório, já é difícil salvar o olho”, completa.

Atualmente o tratamento das alterações oculares devido ao diabetes, príncipalmente da retinopatia diabética, está muito avançado. Existem novos medicamentos para reverter a maculopatia diabética, novas técnicas cirúrgicas e aparelhos mais potentes para realizar as cirurgias de retina, porém o melhor ainda é a prevenção.

Para as campanhas do Dia Mundial da Diabetes dos anos de 2018 e 2019, foi escolhida a temática “A Família e a Diabetes”. A proposta desse ano busca atingir a conscientização do núcleo familiar, ressaltando a importância do envolvimento dessa rede de pessoas na prevenção, detecção precoce e cuidados com a doença, uma vez diagnosticada.

 

  • Comentários
  • 0

Inscreva-se na Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações exclusivas, ofertas e promoções.