26 DE MAIO: DIA PARA CONSCIENTIZAR SOBRE OS RISCOS DO GLAUCOMA
Início BlogNotícias26 DE MAIO: DIA PARA CONSCIENTIZAR SOBRE OS RISCOS DO GLAUCOMA

26 DE MAIO: DIA PARA CONSCIENTIZAR SOBRE OS RISCOS DO GLAUCOMA

O glaucoma é uma das principais causas de cegueira no mundo e afeta cerca de 2% da população brasileira. Prevenir a doença e evitar que ela progrida são preocupações dos órgãos e profissionais de saúde. Para conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce, foi criado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (lei nº 10.456, de 13 de maio de 2002), que a cada ano, em 26 de maio, lembra sobre os riscos desse mal silencioso que provoca a perda progressiva da visão.

O glaucoma é causado pela elevação da pressão intraocular e, embora não apresente sintomas claros, se manifesta inicialmente pela perda da visão periférica. “O problema é mais comum entre pessoas com mais de 40 anos, razão pela qual é nessa faixa de idade que mais se recomenda a realização de exames oftalmológicos periódicos”, reforça o diretor técnico do Hospital de Olhos de Florianópolis, o oftalmologista Ernani Garcia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 1% e 2% da população do planeta tem glaucoma, em diferentes estágios da doença. Ela é a principal causa de cegueira irreversível e afeta em torno de 65 milhões de pessoas. A prevenção, ou seja, a consulta a um oftalmologista uma vez por ano, é a recomendação dada por especialistas para enfrentar o problema. Há medicamentos que permitem o controle da pressão ocular, inibindo o avanço da doença.

 

Foto: Fernando Willadino

  • Comentários
  • 0

Inscreva-se na Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações exclusivas, ofertas e promoções.

Open chat
Powered by