O maestro Jeferson Della Rocca, fundador da Camerata Florianópolis, receberá neste sábado (23) o título de Cidadão Honorário da cidade. A solenidade será realizada no Plenário da Assembleia Legislativa, às 17h, durante Sessão Solene de Aniversário do Município de Florianópolis. O autor da indicação, vereador Tiago Silva, diz que baseou sua proposta no fato de o maestro “levar o nome da cidade para o Estado e o país”. Della Rocca é natural do Oeste de Santa Catarina, da cidade de São Carlos, mas reside há 40 anos na Capital.
Cada vereador tem o direito de indicar uma personalidade que desenvolve um trabalho relevante para a cidade para receber o título de Cidadão Honorário. No caso do maestro, outra justificativa de Tiago Silva é de que a trajetória da Camerata Florianópolis se confunde com a história recente da cidade. “Com seu carisma, ele conseguiu se tornar um dos maiores maestros do Brasil”, reforça o vereador.
Além disso, a Camerata realiza concertos abertos com grande afluência de público, faz shows em comunidades carentes e mescla o erudito com o popular, tocando com bandas locais e músicos de fora do Estado e incluindo em seu repertório clássicos do rock, do jazz, do pop, da MPB e da música eletrônica. Para o vereador, o olhar sobre a cultura da cidade mudou depois que a orquestra consolidou seu trabalho.
A Camerata também já difundiu o nome de Florianópolis fora do país, em turnês feitas na Europa. Além disso, participou do Rock in Rio 2015, tocando com o guitarrista norte-americano Steve Vai, num show transmitido para o mundo inteiro e que que foi visto por milhões de pessoas.