Produtores celebram decisão do Governo de alterar sistema de tributação do vinho
Início BlogNotíciasProdutores celebram decisão do Governo de alterar sistema de tributação do vinho

Produtores celebram decisão do Governo de alterar sistema de tributação do vinho

A decisão do Governo de Santa Catarina de alterar o sistema de cobrança do ICMS sobre o vinho produzido no Estado agradou os vitivinicultores. O comunicado foi feito durante encontro dos produtores com o Governador Carlos Moisés da Silva, na residência da Agronômica, na noite desta quinta-feira. O imposto sempre foi cobrado na venda do produto para o mercado, ou seja, na saída das vinícolas, o que forçava os empresários a anteciparem o pagamento ao fisco. “Isso tinha efeito prejudicial duplo para o setor: a necessidade de buscar capital de giro para mover os negócios, num ambiente de juros elevados (o que comprometia em até 30% o faturamento); e o fato de o imposto pago ser bem maior do que incidia sobre os vinhos importados”, diz o presidente da Associação Vinhos de Altitude Produtores e Associados José Eduardo Bassetti.

Para a empresária Daniela Borges de Freitas, presidente do Conselho da vinícola Villa Francioni, de São Joaquim, os produtores catarinenses de vinhos receberam como um estímulo a decisão do Governo do Estado de alterar o sistema de tributação. “A medida vem ao encontro do que desejávamos, tendo em vista que o imposto não será mais recolhido antecipadamente na saída da produção do estabelecimento, melhorando o fluxo de caixa dos produtores, bem como equaliza a tributação dos vinhos importados que também passam a ter o mesmo tratamento”, comemora a presidente do Conselho da vinícola Villa Francioni.

Cerca de 90% do vinho consumido no mercado brasileiro é importado, em parte porque o sistema de impostos beneficiava o produto que vinha de fora. “Santa Catarina tem uma participação pequena no contexto da produção nacional, em torno de 10% do total, e por isso competir em igualdade de condições permitirá que o setor cresça e aumente sua capacidade de investir e transformar o vinho num produto nobre, que ajude também o turismo”, afirma Bassetti. A luta do setor por mudanças na legislação era antiga e agora, finalmente, começa a dar bons resultados.

Bassetti ressalta que os vinhos importados entravam no país com valor muito baixo, prejudicando os produtores nacionais. Agora, com novas datas para o recolhimento do imposto, todos – produtores locais e importadores – vão pagar na venda, equilibrando as forças nas duas pontas. Na prática, não há redução do tributo, mas uma distribuição mais justa dos valores.

Bóra comemorar?

Garanta suas garrafas agora mesmo!

Fotos: Divulgação Governo do Estado

GS Comunicação

  • Comentários
  • 0

Inscreva-se na Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações exclusivas, ofertas e promoções.